Certifique-se de que todas as luminárias estejam aterradas

Todas as luminárias, grandes ou pequenas, devem ser aterradas corretamente. Cada peça de metal do aparelho deve ser aterrada, o que é incorporado na maioria dos aparelhos por padrão.

Além disso, os fios terra deve ser conectados a uma estrutura metálica para instalação. Usar uma luminária que não esteja aterrada coloca você em risco de ser eletrocutado toda vez que ligá-la.

iluminação ideal para cozinha

As classificações das luminárias devem ser verificadas antes da instalação – Determine se a luminária foi projetada para uso interno ou externo antes da instalação.

As luminárias recebem uma classificação IP que ajuda a identificar seu nível de proteção contra poeira e água. 

Por exemplo, um acessório com classificação IP65 pode ser usado ao ar livre porque é à prova de poeira e pode suportar jatos de água de baixa pressão vindos de qualquer direção.

A classificação IP44 é adequada para uso interno em áreas onde há respingos de água, como banheiros.

Você pode encontrar a classificação IP na caixa ou etiqueta da luminária. Se não houver classificação IP, não instale o aparelho.

Além disso, certifique-se de ler o manual para encontrar a potência máxima que o aparelho pode suportar. É possível gerar condições de calor e até iniciar um incêndio usando uma lâmpada com potência maior do que a luminária permite.