Trate o seu teto como uma quinta parede

Pintar paredes em cores complementares, como o vermelho profundo e o verde acinzentado à esquerda, e decorar com tons neutros de intensidade semelhante criam um visual harmonioso. As paredes vermelhas tornam esta grande sala de jantar mais intimista, ao mesmo tempo que realçam os lambris e acabamentos brancos. A sobrecarga vermelha também reduz o teto visualmente, tornando o espaço mais aconchegante e alegre – uma vantagem em uma sala projetada para conversas. 

tinta impermeabilizante ou emborrachada qual melhor para parede externa

Para dar aos tetos baixos a ilusão de altura, pinte-os de branco e qualquer sanca da mesma cor da parede; isso evitará interromper seu olhar para cima.

Embora aderir ao “teto branco” geralmente faça com que o espaço pareça arejado, um efeito semelhante pode ser alcançado pintando o teto com um tom mais claro da cor da parede. Basta pegar o cartão de amostra de tinta que tem a cor da sua parede como opção intermediária e, em seguida, escolher uma ou duas opções mais claras para a cor do teto. O resultado será uma sala que parece maior, pois o contraste entre a cor da parede e a cor do teto foi suavizado. Em um cômodo pequeno, como um banheiro, o teto pode até ser pintado da mesma cor das paredes para parecer maior.

É claro que, às vezes, abaixar o teto visualmente cria uma sensação bem-vinda de isolamento. Em seu próprio brownstone do século 19, Ken Charbonneau pintou o teto da sala de jantar em Vermelho Pompéia. “As pessoas adoram perguntar se a tinta vermelha não derruba muito o teto. Mas você fica sentado o tempo todo em uma sala de jantar e deseja criar uma sensação calorosa, aconchegante e íntima, então por que não? Claro, seus tetos têm 3,3 metros de altura. Em uma casa com teto de apenas 2,5 ou 2,7 metros de altura, pintar o teto do quarto com um tom de azul claro, por exemplo, seria uma forma de criar um efeito calmante semelhante.